Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

ALUNOS UTILIZAM A ARTE PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS

Alunos do 1º ano confeccionam cachepôs com caixas de leite para as mudas de pimentas que serão entregues na Feira de Ciências.

ALUNOS DO 1º ANO PREPARANDO AS MUDAS DE PIMENTA PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS

LEITURA INVADE SALA DE AULA

Professora Talita Pelegrinelli em momento de leitura com seus alunos do 2º ano ao apresentar a caixa de literatura.

FEIRA DE CIÊNCIAS MOTIVA ALUNOS AO CONHECIMENTO

Viveiro Municipal
No dia 23 de abril, alunos do 2º ano, professoras Carmen, Drielly, Rose e Talita, estiveram visitando o Viveiro Municipal. À espera da turma, estava o Sr. Mário, responsável pelo viveiro, onde explicou muito bem sobre o plantio, preservação de árvores, reflorestamento das margens dos rios e córregos, apresentando também todos os tipos de plantas existentes no viveiro. Esta visita, é a 1ª das atividades para a Feira de Ciências, que acontecerá no mês de junho. Foi um aprendizado incrível!

ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONHECENDO O PLANETA TERRA

Em comemoração ao Dia do Planeta Terra (22/04), os alunos da Pré-Escola das Professoras Cleunice, Luciana e Valéria da E.M. “Prof. Jair Luiz da Silva, trabalharam com mapas, exploraram o globo terrestre e visualizaram um painel referente ao Sistema Planetário, também chamado de Sistema Solar. Esta atividade teve com o objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da conservação dos fatores ambientais (como a água, o solo e o ar) para a melhoria do nosso Planeta. Inicialmente verificaram sua forma e estrutura, percebendo a grande presença de água e descobrindo o porquê do chamado “Planeta Água ou Planeta Azul”. Aproveitando a questão da água, foram criadas situações para que os alunos percebessem a diferença entre água doce e salgada. Visando a aprendizagem significativa, foi apresentada uma questão ligada ao cotidiano das crianças, utilizando o globo terrestre para observarem a localização do país em que moramos e do Japão, local onde um dos colegas ali presente morou. Foi explorada a diferença de horários (dia e noite) entre os dois países, bem como a presença dos astros (sol e lua) que influenciam diretamente no Planeta Terra. Finalizando a aula, visualizaram o painel do Sistema Solar, imediatamente reconhecendo o Planeta Terra, em virtude da cor azul. Houve grande participação e interesse dos alunos, que trocaram idéias e concluíram que os seres vivos não podem ficar sem ar, água e solo e que também devem se preocupar com a poluição ambiental. A partir desta aula, os alunos comentaram que ficariam mais atentos quanto ao destino correto do lixo bem como ao desperdício de água tanto na escola quanto em suas casas para que ocorra mudança de atitudes que resultem em benefícios, para o nosso planeta.
Alunos da Pré-Escola atentos durante a apresentação