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quinta-feira, 15 de julho de 2010

EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA A participação dos alunos durante as aulas práticas é de extrema importância no aprendizado. Por isso a Professora Luciana de Oliveira Ragassi, realizou uma experiência, junto a seus alunos da pré-escola, analisando as noções de medida: LEVE e PESADO. Inicialmente a professora mostrou duas bexigas da mesma cor: uma maior (cheia de ar) e outra menor (contendo água) para uma observação sem o contato com as bexigas. A partir da apresentação fez perguntas sobre tamanho, forma e conteúdo chegando ao assunto de peso; e as crianças disseram que a bexiga maior era mais pesada, devido ao seu tamanho. Em seguida a professora falou dos conteúdos de cada uma das bexigas e refez a mesma pergunta. Algumas crianças confirmaram a resposta anterior, outras ficaram em dúvida e apenas três crianças disseram que a mais pesada era a de água, mas não sabiam explicar o porquê. Para entenderem as diferenças dos pesos, as bexigas foram passadas a cada aluno que ficou espantado com o peso da bexiga menor. Após este contato direto, a professora explicou que nesta experiência, a água e o ar possuem pesos (massas) diferentes não estando assim, associado ao tamanho do objeto. A experiência foi registrada na apostila, possibilitando às crianças o reconhecendo das noções acima mencionadas. Conclui-se assim que atividades experimentais são bastante apropriadas para explicar os fenômenos, levando os alunos a elaborar hipóteses e a responder às questões propostas.
AUTORRETRATO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS Com o programa ler e Escrever, os alunos da professora Carmen, 2º ano, trabalharam o preenchimento da ficha de dados pessoais e suas aparências físicas. Este trabalho resultou no Autorretrato, onde cada criança pôde passar para o papel, através de desenhos, como cada uma se vê. Foi uma experiência legal que terminou num lindo mural para a apreciação de todos da escola. Dando continuidade com o programa Ler e Escrever, confeccionaram também, uma Agenda de Aniversários, desencadeando a construção de tabela, legenda de cores e um gráfico dos meses de aniversários dos alunos. Foi um trabalho muito prazeroso e de muito aprendizado!
ALUNOS BRILHAM NA VIII FEIRA DE CIÊNCIAS “Preservar o meio ambiente já não é consciência... É obrigação!!!”
Alunos fazem divulgação e entregam no comércio mudas de pimenta e plantas medicina
3° ano – através de dramatização nos ensinam a produzir o lixo mínimo 4º ano – realizaram experiência sobre a poluição em diversos pontos de nossa cidade, inclusive na espaço rural.

5ºano – explicou sobre o óleo em nossa saúde

NOSSA ESCOLA “DESTAQUE EM EDUCAÇÃO!”
A Educação de Junqueirópolis, juntamente com diretoras, coordenadoras, professores, alunos e funcionários, celebram uma grande conquista alcançada no IDEB( Índice de Desenvolvimento de Educação Básica). Atingindo o índice de 6,6 fica classificada em 1º lugar entre os 53 municípios da região de Presidente Prudente e 30º lugar entre os municípios do estado de São Paulo. Destacamos a escola Prof. Jair Luiz da Silva, que obteve a média 5,5 em 2007 e em 6,9 em 2009. Conquistando a média que estava projetada somente para 2017. Sendo este, um resultado de uma escola comprometida, que não mede esforços para melhorar ainda mais a qualidade de ensino.
PULA FOGUEIRA, IAIÁ... PULA FOGUEIRA, IOIÔ... Que roupa é essa? No século 19 a quadrilha foi realizada em festas nos palácios da Europa Só depois de 1900 a dança se tornou bem popular no Brasil. Alguns pesquisadores acreditam que a quadrilha caipira surgiu no interior de São Paulo e por isso se usam roupas parecidas com as dos trabalhadores rurais de antigamente. Outros afirmam que as pessoas com saudade do Carnaval, resolveram se fantasiar para as festas de São João. A idéia pegou e virou uma tradição muito divertida. Nem mesmo a chuva e o frio tiraram a alegria de nossas crianças ao se apresentarem dançando e participando nas gincanas. Sessão de fotos
Projeto: Confabulando Fábulas Com o trabalho do Ler e Escrever, a partir do projeto, os alunos do 4º ano da prof. Ângela Maria Spigotte, aprofundaram seus conhecimentos sobre esse tipo de narrativa. Reescreveram, por meio de produções com versões modificadas (produções de novas morais, substituição de personagens, alteração dos finais das fábulas) A nova forma de olharem os textos, dando atenção aos recursos expressivos, analisando como são construídos e usados os recursos lingüísticos, finalizaram com produção de poemas: A cigarra e a formiga Andressa Miho Arai A cigarra cantava. E a formiga trabalhava. A cigarra nem ligava. Enquanto a formiga cansava. O inverno chegou. A formiga descansou. Ficou em seu ninho. Onde estava bem quentinho. A cigarra falava: “Me dê um pouco de comida”. Dando risada a formiga exclamava: “Só para encher sua barriga”! Triste a cigarra respondeu: “Se eu não trabalhava noite e dia, Mas você se distraia Com minha melodia”! A formiga não quis saber De conversa fiada Colocou a cigarra para correr E esta foi embora esfomeada!