Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

Alunos do 4º ano, professora Ângela Maria Spigotte realiza atividades sequenciadas do conto de fadas Cinderela
Para a ampliação do conhecimento e desenvolvimento da escrita dos alunos, a Profª Angela Maria Spigotte desenvolveu com os alunos do 4º ano atividades sequenciadas do conto "Cinderela". Primeiramente estudaram um fragmento da história com as atividades comuns (ortografia, gramática, entendimento). Depois trabalharam as versões onde cada personagem contava a história sob seu ponto de vista (do porteiro, da irmã, da Cinderela e do Princípe). Leram também fragmentos do livro "O fantástico Mistério da Feiurinha" (Pedro Bandeira), que nos ajudou a organizar os parágrafos. Logo o objetivo em foco: leitura, reescrita, dramatização e produção teve um resultado surpreendente, pois o interesse e a empolgação tomou conta de alunos e professora. Dentre as produções temos a versão da visão do príncipe ( meninos) a visão da princesa (meninas) e também a Cinderela Moderna. Cinderela (Do ponto de vista da Cinderela) Na noite do baile lá estava eu triste e amargurada, quando de repente na minha frente aparece uma fada madrinha. Ela transformou minha roupa em um vestido belíssimo de baile, era azul. E os meus sapatos se transformaram em sapatinhos de cristal. Eu exclamei. _Estou linda! Então a fada pegou seis ratos, dois sapos e uma abóbora, e em uma só vez girou sua varinha mágica. Assim os sapos se transformaram em cocheiros, os ratos em cavalos e a abóbora em uma explêndida carruagem. Agora eu estava pronta. Mas a fada madrinha exclamou: _Filha você tem que sair do baile á meia noite porque a essa hora voltará o que era antes. _Sim vou me lembrar. E então a carruagem foi na direção do palácio. Chegando lá o príncipe era lindo e ele só dançou comigo. A noite veio e o relógio no alto da escadaria anunciou meia-noite. Eu larguei a mão do príncipe e sai correndo e na pressa deixe meu sapatinho cair. O relógio soou a última badalada da meia - noite. Nesse mesmo instante e virei a empregada com o vestido remendado. E o príncipe sozinho no baile. Ai que dó!! Ele me encontrou com o sapatinho de cristal, nos casamos e somos felizes até hoje. Aluna: Vitória Carolina da Silva. Uma Noite Fantástica Eu sou Raimunda, vivo feliz porque sou magra. De repente meu celular tocou e eu atendi. _Oi Marlon! _Oi Ra, quer ir ao baile comigo hoje? _Sim, a que horas você irá passar? _Às 22h. Enquanto isso, liguei para Angela pedindo emprestado, um vestido e um colar de cristal. Não demorou muito Angela chegou, eu me arrumei. Marlon chegou, bem feliz. Dançamos a noite toda. O relógio bateu a meia-noite, saí desesperada pela escadaria e perdi colar de cristal. No dia seguinte o ajudante de Marlon pergunta se o colar era meu, eu respondi: _Sim é meu! Então ele pegou e levou-me para o castelo de Marlon. Eu e Merlon nos casamos, vivemos 1 ano, e nos separamos. Alunas: Raiane e Talita. CINDERELA
Um dia, meu pai me disse: _Filho, você quer se casar? _Claro, mas quero uma princesa que seja muito bonita! _Vamos organizar um baile e chamar todas as moças do reino, e ver com e ver com quem você e casará. _Está bem pai! Chegou o dia do grande baile, muitas moças, mas a que mais me atraiu foi uma garota que entrou vestida de azul... Então a convidei para dançarmos, ela aceitou, mas quando o relógio bateu meia noite, ela saiu correndo e deixou seu sapatinho de cristal cair na escadaria. Saí correndo para ver se a encontrava, quase desisti, consegui encontrá-la na última casa. Nos casamos e vivemos felizes para sempre. Aluno: Hugo Toshiyuki Naito Agradecimento especial à Profª. Adriana T. L. dos Santos, por sua colaboração. Professora Raquel Ferreira da Silva, do 3º ano, aborda o tema “Lixo Mínimo, Consumo Consciente.” Os 3º anos da escola Jair ficaram responsáveis por abordar o tema “Lixo mínimo, consumo consciente” da Feira de Ciências. Sendo assim, a professora Raquel passou para a turma um filme sobre o assunto, em seguida dividiu a turma em quatro grupos, onde cada grupo iria estudar um tema e confeccionar um cartaz. Os temas eram: Lixo Orgânico, Lixo Inorgânico, Lixo Hospitalar e Reduzir o lixo. Depois fizeram exposição oral. Para concluir, a professora sugeriu que fizessem uma produção de texto. A Redução
A redução do lixo é muito importante para a nossa cidadania, sem ela não há um mundo saudável e limpo. Temos que economizar, utilizando menos sacolas e embalagens plásticas. Há também vários outros tipos de lixo, como por exemplo: O lixo orgânico: produzidos pela natureza. O lixo inorgânico: são produtos não naturais, e sim recicláveis. O lixo tóxico: é o lixo hospitalar, utilizado com pessoas doentes, é preciso queimar este lixo. Precisamos separar lixos: Papel, plástico, vidro e metal. Eu Mikaela e meus companheiros (as) de sala vamos fazer nossa Feira de Ciências sobre isso que eu escrevi, só que lá vamos explicar melhor. COMO CUIDADAR DE NOSSO PLANETA SEM TER LIXO
Em visita ao Aterro Sanitário e a ACAJUNQ,(Associação de Catadores de Junqueirópolis) aprendemos que o lixo precisa ser RECICLÁVEL para não prejudicar a natureza e poluir o nosso planeta. O lixo orgânico deve ser jogado no Aterro Sanitário para ser transformado em adubo. É preciso separar o lixo orgânico do inorgânico. Éder, responsável pelo Aterro Sanitário, foi quem explicou como funciona o processo de aterro. Os funcionários pegam a pá carregadeira e fazem um enorme buraco (aterro), ficam as porcarias do esgoto, restos de comida e de animais. O motorista do ônibus, o sr Barbosa nos levou até a cooperativa para conhecer o seu funcionamento, o Éder estava lá e também nos explicou que a esteira vai rolando e os catadores vão recolhendo os objetos para serem prensados. Em nossas casas, devemos separar em um saco (verde): metal, papel, plástico e vidro. Alunas: Bárbara S. Rodrigues e Layna S. Batista-Prof. Vanuza Ilustração:Wellinton Roberto C. de Souza Reescrita de Memória Alunos da Professora :Vanuza - 3º Ano Piada do Caipira O caipira foi visitar o cumpadre, tendo intimidade entrou sem bater, o cumpadre estava no sofá então o caipira cumprimenta: _ Oi! Firme? _ Não sô, futibor. rsrsrsrs Aluna: Isabella Conde Grávida A Mulher Tinha uma mulher que não queria ter filho, ai ela foi ao médico e ele falou: _É só você beber bastante água porque ele vai se afogar. A mulher bebeu água e no outro dia foi ao médico. _Médico vamos ver se ele morreu? _Vamos fazer um ultrasom. _Ele está fazendo gestos. O filho dela nasceu. Ela perguntou para o filho dela: _Porque você fazia gestos? _Porque eu quis dizer? _Gugu gaga se ferrou que eu sei nadar. rsrsrsrs.. Aluna: Bábara S. R. Tomaz Resposta Original A mãe pergunta: _Joãozinho o que acontece quando aparece a eclipse do sol? O menino responde: _Todo mundo sai para ver. rsrsrsrsrs Aluna: Rafaela Yumi Branti O dono da loja responde:
_ Se você levantar a pata direita, ele fala em português, se levantar a pata esquerda ele fala em espanhol. _ Se eu levantar as duas ao mesmo tempo? A professora e o aluno A professora fala para o aluno: _Lucas, pare de chorar, senão quando você crescer, vai ficar feio e todo enrugado. E Lucas responde: _Nossa professora, então a senhora chorou muito! Aluna: Vitória Kaori Kawamura Inagaki O homem e o papagaio Um homem foi à uma loja que vendia papagaio. Ele perguntou ao dono da loja: _ O que esse papagaio faz? O papagaio responde: _ Aí eu caio né!!! Aluna: Ana Laura Gazim Gonçalves O Biólogo Nelson A. Gallo em momento de palestra com alunos do 5º ano.
Conhecendo o Parque Estadual Aguapeí Durante este mês, os alunos do 5º ano, acompanhados pelas professoras Sílvia Ruiz Hirata, Ivete Prado, Aline Segato e pelo biólogo Nelson A. Gallo, foram conhecer o Parque Estadual Aguapeí, no limite dos municípios de Junqueirópolis e Guaracaí. Lá, puderam observar a mata ciliar, tão essencial para a conservação dos rios; córregos que dasaguam no rio Aguapeí; diferentes tipos de vegetação; ocupação do solo e animais. Com esse passeio, os alunos aprenderam ainda mais a importância e a necessidade de preservarmos e cuidarmos do meio em que vivemos, do qual somos dependentes. A escola como um todo agradece a colaboração e disponibilidade do biólogo Nelson, que gentilmente dividiu seus conhecimentos para melhor conscientizar nossas crianças sobre a relevância do assunto trabalhado.
Relato de alunos “Achei muito legal o passeio ao parque, pois lá aprendi, que se cuidarmos bem das florestas, sempre a teremos conosco. Apesar de ser um pouco longe, gostaria de visitar o Parque Estadual Aguapeí todos os dias. É muito legal, eu gostei muito.” Flávio Gabriel Pereira da Costa. “Esse passeio foi muito importante, porque somos o futuro e temos que aprender a cuidar do meio ambiente. Eu achei muito interessante tudo que aprendi.” Beatriz Silva Silvestre “Fazendo um desenho estrada de terra, o biólogo nos mostrou que o Parque Aguapeí tem o formato com a aparência de uma chave ingela. Achei isso fantástico!” Larissa Zanon de Carvalho Bonini “Olha só!!! Nosso Parque tem 140 espécies de árvores, 50 espécies de mamíferos, 240 espécies de aves, 45 espécies de répteis e anfíbios e 70 espécies de peixes. Que maravilha!” Lígia Garcia German
Aprendendo sobre a Copa
Percebi o interesse de meus alunos sobre a Copa, quando viram a escola decorada de verde e amarelo. Curiosos que são, perguntaram, sobre o leãozinho que estava no painel elaborado pelos alunos da prof. Renata. Sugeri então uma pesquisa, e juntos aprendemos que o leãozinho era o mascote da Copa e que seu nome é ZAKUMI. A alegria foi maior quando puderam colorir o mascote e o colocamos em nosso painel. Valéria Emília M. Esteves, professora da Educação Infantoil.
A Feira de Ciências está aí, e os alunos da prof. Carmen (2ºano)estão à todo vapor, pintando as caixinhas de leite que servirão de cachepô para as plantas medicinais e de pimenta, que serão entregues no comércio de nossa cidade, dias antes da feira, com o objetivo de conscientizar a todos sobre os cuidados e preservação da natureza. Parabéns professora Carmen! Propor aos alunos para que eles próprios confeccionassem seus trabalhos foi de muita aprendizagem!