Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

MOMENTO CÍVICO

Na sexta-feira dia 26 de março foi realizado o momento cívico nos períodos da manhã com a orientação da professora do 5º ano Aline C. Segato e tarde com a professora Silvia Hirata.
No decorrer das apresentações do período da mahã houve a leitura de uma produção de texto desenvolvida pela aluna Luana M. Suzuki aluna da profª. Aline C. Segato.
Água a fonte da vida
Num certo dia Pedro estava tomando banho, e quando o José mas gosta de ser chamado por Zé chegou e tocou a campanhia.
Pedro chegou todo ensaboado e enrolado numa toalha.
Zé falou com um pouco de humor:
_ Você está tomando banho a essa hora!
_ Sim, e daí eu tomo banho três vezes ao dia de manhazinha de tarde e de noite.
_ Bom pelo menos você fica cheiroso, mais gasta muita água você sabia?
_ Ah, deixa pra lá, vamos entrando estou terminando mesmo de tomar banho.
_ Pedro enquanto nós conversavamos aquele tempo todo você deixou o chuveiro ligado gastando água assim.
_ E daí existe muita água no mundo e ela não vai acabar assim de uma hora para outra.
_ Não sei se pode acabar agora, mais no futuro talvez aconteça com seus filhos ou netos, bisnetos.
_ Você não sabia que a água recobre só 77% da superfície terrestre. Fora toda a água intrincada na matéria sólida e animada. E também tem a água salgada que existe aproximadamente 97% e 3% de água doce.
_ Tabom seu sabe tudo, como é que você sabe tudo isso?
_ Foi o que nós aprendemos hoje na escola.
_ E por que eu não me lembro de ter aprendido isto?
_ Porque enquanto a professora explicava você ficava boiando olhando para o teto.
_ Então me explique logo esse terço, porque se a professora pedir para falar sobre isso oralmente eu estou frito.
_ Sem esse precioso líquido, nós humanos não sobrevivemos nosso corpo necessita dela. Cerca de 70% do nosso corpo é formado por água; isto é, se você pesa 50 quilos possui aproximadamente 35 quilos de água.
_ Nosso cérebro tem 75% de água enquanto o pulmão 86%, ´fígado 86%, sangue 81%, músculos 75%, rins 83%.
_ Nossa! Quanta água existe no nosso corpo, tem certeza que tem tanto líquido assim.
_ Tenho sim porque eu prestei atenção na professora.
_ Então o que seria das plantas e dos aniamis sem a água.
E agora vamos encerrar.

2 comentários: